google-site-verification: google96fa6158db2e164c.html

sexta-feira, 31 de julho de 2015

A IMPORTÂNCIA DA MEMORIZAÇÃO DAS ESCRITURAS SAGRADAS

A minha intenção nesta pequena reflexão é falar sobre a importância da memorização das Escrituras Sagradas e as implicações que ela trará para aqueles que se aplicam em memorizá-la.
Na Bíblia vemos repetidas vezes que Deus mostra que a memorização da Palavra, longe de ser uma opção para os cristãos, é um mandamento a ser cumprido. Como principal método de disseminação da palavra, a memorização era usada na antiguidade para se transmitir a palavra de Deus de geração em geração. Os pais faziam os filhos memorizarem, os mestres também o faziam com seus discípulos, e assim as escrituras sagradas chegaram até nós.
A memorização das Escrituras parece uma tarefa desanimadora para muitos de nós. Por quê? Para alguns de nós, a memória já não é tão boa como costumava ser ou, pelo menos, como lembramos que era! “Tenho uma memória ruim” é uma expressão muito usada para nos justificarmos, quando nem mesmo tentamos memorizar a Palavra de Deus.
Outros simplesmente nunca tentaram decorar as Escrituras. Como qualquer outra tarefa que nunca foi executada, temor e incerteza podem inibir uma primeira tentativa. Outros que já superaram esse temor, ainda assim, caminham com dificuldade, sem saber por onde começar e como fazer para decorar versículos bíblicos.
Por que devemos fazer isso? Bem, a Bíblia nos oferece muitas boas razões. Deixe-me apresentar-lhe rapidamente três delas:


  1. Memorizar a Palavra de Deus nos ajuda a viver com mais fidelidade a vida cristã
No Salmo 119, verso 11, Davi ora: “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti”. Ao “guardar” a Palavra de Deus em seu coração, você estará bem equipado para lutar em sua batalha diária contra o pecado. O sábio Salomão nos fala assim: “Inclina o ouvido, e ouve as palavras dos sábios, e aplica o coração ao meu conhecimento. Porque é coisa agradável os guardares no teu coração e os aplicares todos aos teus lábios. Para que a tua confiança esteja no Senhor, quero dar-te hoje a instrução, a ti mesmo” (Pv 22.17-19). Guardar as palavras do Senhor nos ajudará a colocar nossa confiança nEle. Em outras palavras, esta disciplina nos auxiliará na luta pela fé.
Isto é claramente demonstrado pelo próprio Senhor Jesus, durante as tentações no deserto, descritas em Mateus 4.1-11. Ele foi capaz de resistir aos assaltos do diabo recitando a Escritura de cor.
  1. Memorizar a Escritura nos ajuda a testemunhar
Quando Pedro teve a oportunidade inesperada de pregar durante o Pentecostes, ele o fez citando versículos do Antigo Testamento (At 2). Ele não possuía um pergaminho para ler; ele precisou comunicar-se a partir daquilo que havia memorizado. Não é de admirar que Pedro tenha escrito: “Estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós” (1 Pe 3.15). A Palavra de Deus é a espada do Espírito (Ef 6.17). Para empunharmos esta espada de maneira efetiva, precisamos tê-la prontamente disponível em nossa mente. A memorização das Escrituras torna isso possível.


  1. Memorizar a Escritura auxilia na meditação
O Senhor nos recomenda a meditação como uma valiosa disciplina espiritual. Esta será auxiliada e encorajada, se a memorização da Escritura se tornar habitual em nossa vida. O salmista diz: “Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia! ” (Sl 119.97). Além disso, o livro de Salmos começa com estas palavras: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem-sucedido” (Sl 1.1-3).
O Senhor fez uma referência semelhante para Josué, antes que ele conduzisse o povo à Terra Prometida: “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido” (Js 1.8).
A probabilidade de meditarmos na Palavra de Deus será muito maior, se tivermos porções dela na memória e prontamente disponíveis em nossa mente e coração.
Sem dúvidas a memorização da palavra de Deus é muito mais que essencial para o cristão, é uma obrigação. Entendo que a pessoas que tem certa dificuldade de memorizar, eu mesmo tinha este problema, mas consegui superar, com algumas ajudas, é claro, caso você tenha esta dificuldade click neste (http://hotmart.net.br/show.html?a=U3111746V) link que você também irá conseguir superar esta dificuldade e servir a Deus com mais ousadia com a palavra de Deus sempre pronta a ser usada onde você estiver sem a necessidade da própria bíblia está em suas mãos.
 

http://hotmart.net.br/show.html?a=U3111746V


Os dez mandamentos para o namoro cristão

“Há três coisas misteriosas demais para mim, quatro que não consigo entender:
O caminho da águia no céu, o caminho da serpente sobre a rocha, o caminho do navio em alto mar, e o caminho do homem com uma moça. ” Provérbios 30:18-19
O namoro é bíblico?
Existe namoro na bíblia?
Não se encontra na bíblia a palavra namoro, contudo acredito que sim, houve namoro, não como o namoro que vemos hoje, mas sim um namoro com respeito um ao outro e as famílias.
Tendências negativas do namoro.
– Quando o namoro perde a importância?
  1. Quando leva a intimidade e não ao compromisso;
  2. Quando pula o estágio da amizade;
  3. Quando confunde a atração física com o amor;
  4. Quando isola o casal de outros relacionamentos importantes;
  • O namoro te distrai de tal forma que você não planeja mais o seu futuro.
  • Hoje vemos uma geração que não sabe sonhar, que não sabe planejar o seu futuro.
    • Se você começou a namorar e foi desestimulado a continuar se preparando para o futuro, o seu namoro perdeu a real importância, significado e valor
  1. Pode criar um ambiente artificial para se avaliar o caráter do outro;
  • A paixão é como um óculos que não te deixa ver os defeitos do outro. Já no amor você vê os defeitos e as qualidades, mas minimiza os defeitos e maximiza as qualidades.
  • Se você estiver apaixonado, tome muito cuidado, pois você está vendo somente as qualidades e ignorando os defeitos.
Aspectos positivos do namoro
  1. Oferece a oportunidade para se conhecer, conhecer outras pessoas e conhecer relacionamentos dentro do contexto seguro;
  2. Oferece oportunidades para se resolver problemas;
  3. Ajuda a desenvolvera capacidade de se relacionar;
  4. É relacional e tem um proposito importante;
  5. Oferece uma oportunidade para aprender a controlar a sexualidade e a protelar outras satisfações;
Onde começa a construção de uma família?
Começa na paquera! Por isso não se deve brincar com o sentimento dos outros.
O namoro não é um relacionamento descartável como vemos hoje o mundo afirmando com essa história de ficar.
O namoro é tão sério quanto o noivado e o noivado é tão sério quanto o casamento.
Os dez mandamentos para o namoro cristão
I
Não namore por lazer: namoro não é passatempo e o cristão consciente deve encarar o namoro como uma etapa importante e básica para um relacionamento duradouro e feliz. Casamentos sólidos decorrem de namoros bem ajustados.
II
Não se prenda a um jugo desigual, (2 Co. 6:14-18): iniciar um namoro com alguém que não tem temor a Deus e não é uma nova criatura pode resultar em um casamento equivocado. E atenção: mesmo pessoas que frequentam igrejas evangélicas podem não ser verdadeiros convertidos ou não levarem o relacionamento com Deus a sério.
III
Imponha limites no relacionamento: o namoro moderno, segundo o ponto de vista dos incrédulos, está deformado e nele intimidade sexual ou práticas que levam a uma intimidade cada vez maior são normais, mas o namoro do cristão não deve ser assim, o que nos leva ao próximo mandamento.
IV
Diga não ao sexo antenupcial: Deus criou o sexo para ser praticado entre duas pessoas que se amam e têm entre si um compromisso permanente. É uma bênção para ser desfrutada plenamente dentro do casamento, fora dele é impureza.
V
Mantenha a dignidade e o respeito: o namoro equilibrado tem um tratamento recíproco de dignidade, respeito e valorização. O respeito é imprescindível para um compromisso respeitoso e duradouro.  Desrespeito é falta de amor;
VI
Pratique a fidelidade: infidelidade no namoro leva à infidelidade no casamento. Fidelidade é elemento imprescindível em qualquer tipo de relacionamento coerente à vontade de Deus, que abomina a leviandade.
VII
Assuma publicamente seu relacionamento: uma pessoa madura e coerente com a vontade de Deus não precisa e nem deve lutar contra seus sentimentos ou escondê-los;
VIII
Promova o diálogo e a comunicação: conversar é essencial. Estabeleça uma comunicação constante, franca e direta e não evite conversar sobre qualquer assunto pertinente;
IX
Cultive o romantismo: a convivência a dois deve ser marcada por gentileza, cordialidade e romantismo. Isso não é cafona, nem é coisa do passado e traz brilho ao relacionamento.
X
Forme um triângulo amoroso: namoro realmente cristão só é bom a três: O Casal e Deus.  Ele com certeza abençoará e os ajudará em momentos de dificuldades.
Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito.

Namoro Cristão

POR QUE ESPERAR?
Namorar ou Ficar.
O que a igreja diz sobre isso?
  • Vale a pena esperar
Texto Gêneses 29:15-30
Realmente vale a pena esperar?
Jacó não ficou com Raquel, apesar de sua beleza física e sua formosura, ele decidiu esperar, trabalhou por sete anos pela mulher que se apaixonou.
  • Mesmo sendo enganado ele persistiu, não desistiu do seu sonho, trabalhou mis sete anos.
Jacó esperou o tempo de Deus em sua vida e no momento certo ele recebeu a sua recompensa.
Namorar ou Ficar – O que a igreja diz a respeito
Jacó esperou o tempo de Deus em sua vida, ele não ficou com Raquel ou lia ou qualquer outra mulher antes do tempo, ele foi fiel em seu propósito, pois sabia o que queria.
(JOVEM, VOCÊ QUE GOSTA DE FICAR, QUANDO JESUS VOLTAR VOCE TAMBEM VAI FICAR).
Quando você fica, você só esta sendo usado, assim como uma goma de mascar é jogada fora quando perde o sabor, você também vai ser lançado fora.
Deus não te fez para ser usado e depois descartado, espere o tempo de Deus em sua vida. Ele não quer que você saia ficando com todos que você encontra pelo caminho, ele tem um relacionamento serio para você.
Satanás tem implantado esta ideia nesta geração para te fazer homens e mulheres fracassados, com isso ele esta destruindo o seu futuro. Ficar é na verdade um curso para o divorcio, para um relacionamento fracassado.

Sexualidade

É difícil falar sobre namoro sem falar sobre sexualidade. Relacionamento sexual é muito bom, quando feito dentro dos padrões bíblicos, da forma que Deus planejou.
Quando feito de qualquer maneira, como é feito por muitos, dar-se legalidade para satanás agir, por isso vemos tantas doenças, mães solteiras e abortos.
O pecado é bom, com certeza Deus vai te perdoar, mas cada um tem a consequência do pecado que comete.
  • Quantos estão sofrendo com doenças transmitidas sexualmente;
  • Quantos perderam a sua adolescência, por causa de uma gravidez indesejada.
  • Quantos hoje choram ao ver uma criança, e pensa “poderia ser meu filho se eu não tivesse abortado”.
Deus com certeza vai te perdoar mas Ele não vai aliviar a consequência só por você ter se arrependido.


No versículo 21 de gêneses 29, vemos que Jacó não tocou Raquel antes do casamento.